domingo, 12 de fevereiro de 2023

Por que algumas regiões de Plutão brilham mais que outras?

Coloque uma pequena luz, bem pequena do tamanho de um vaga-lume no canto de um ginásio, apague as luzes e vá até o canto posto. Observe que a luz fica contida em um espaço limitado e após somente a escuridão. De longe mesmo através da escuridão você vê a luz.

Agora pegue um espelho e direcione para a luz. Você verá que o espelho tem a capacidade de refletir a projeção da luz. 

A atmosfera de Plutão exerce a função do espelho com capacidade de refletir a projeção astral do Sol e por isso ele brilha. Nas regiões cujo a atmosfera concentra maior fatores com capacidade de refletir a projeção astral do Sol ele é mais brilhante.  

https://oglobo.globo.com/saude/ciencia/nasa-divulga-imagem-em-cores-da-superficie-de-plutao-17600079

Astros fora do nosso sistema solar podem refletir a projeção astral do nosso Sol e se tornarem visíveis?

Sim. Distância não seria problema desde que sua posição capte a projeção do nosso Sol e o ângulo direcione a luz para a Terra.  Neste caso dependendo da atmosfera do astro um planeta poderia facilmente ser confundido com uma estrela. Este saindo da posição de captação da projeção da luz do nosso Sol e direcionamento da luz para a Terra some. 

Poderia estar direcionando a projeção astral de outro Sol/Estrela?
R: SIM. Estrelas possuem luz própria e nunca desaparecem. 

Também seria possível termos mais astros visíveis/invisíveis orbitando nosso Sol, inclusive planetas desde que dentro do campo de contenção do nosso Sol, mesmo fraco pela distância, o que poderia dar a ele uma órbita bem diferenciada como a de plutão.   

Utilizando a ampliação dos telescópios e a distância concede aos astros uma ampliação menor ou maior, estes teriam proporcionalmente uma ampliação maior em comparação aos demais pela distância menor.   
Propriedade intelectual reservada por Lucimara da Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário