sábado, 14 de setembro de 2024

 

VIDA EM MARTE

 

Acredito que a matéria prima, ou magma primitivo que formou Marte e a Terra tinham quase a mesma idade, se diferindo em idade em menos de um bilhão de anos.

Se enquanto Marte esfriava e mantinha atividades vulcânicas, estas auxiliavam a manutenção de uma atmosfera mais densa e com capacidade de reter a água no planeta e seu efeito estufa elevava a temperatura no mesmo, neste caso formas de vida poderiam surgir em seu oceano.

Para existir vida, além da água, são necessárias fontes de energia. O calor é uma dessas fontes de energia que induzem o surgimento da vida e evolução das espécies, tanto vegetais, quanto animais. Quanto mais frio menor a capacidade do planeta de gerar vida e induzir a evolução.

Se um dia Marte comportou vida fora de seu oceano, no máximo estaríamos falando de répteis.

O que poderia ser levado em consideração, é que o Sol era maior e mais quente há bilhões de anos atrás, o que elevaria as chances de Marte chegar a comportar vida antes de entrar em declínio pela redução de temperatura.

A Terra já comporta vidas complexas há pelo menos dois bilhões de anos. As espécies que habitam nossos polos tiveram origem em áreas com temperaturas mais elevadas, acima de zero grau e posteriormente migraram e se adaptaram.

Propriedade Intelectual Reservada por Lucimara da Silva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário